LIÇÃO 17 - AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
Texto Básico: Daniel 9:16-27 // Verso Áureo: Daniel 9:27

As setentas semanas proféticas de Daniel determinam a vinda do Messias e Seu sacrifício expiatório que daria fim ao antigo sistema aarônico de purificação dos pecados. Dali por diante, embora os judeus seguissem o serviço do templo, já nenhum valor mais teria aquele sacerdócio. Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo!

1. É certo tomar como ponto de partida o ano 457 a. C. como início das setenta semanas? E as 2300 tardes e manhãs, podem igualmente ser interpretadas por 2300 anos literais ter início na mesma época das setenta semanas?
Segundo Daniel 9:25, sete semanas, e sessenta e duas semanas estão determinadas a partir da saída da ordem para restaurar e edificar a Jerusalém. Completas as 69 semanas, então o Messias é tirado, fazendo assim cessar o sistema de expiação por sangue de animais. As 2300 tardes e manhãs representam 1150 dias literais e, segundo Daniel 8:21-23, este período se cumpriu dentro, ou seja, no fim do império grego: o bode peludo. Ora, se o fim do império grego se deu por volta de 168 a.C., é impossível querer fazer com o início das 2300 tardes e manhãs tenha cumprimento no império Medo-Persa. Ademais, a profecia do capítulo oito de Daniel nada tem a ver com o capítulo nove. A Bíblia cronológica apresenta um espaço de mais de 15 anos entre uma visão e outra. A data adventista de 1844, nada tem a ver com a profecia.

2. Como entendiam os reformadores protestantes a questão do Anticristo? Que pensavam eles do líder da religião romana?
John Wyclif: "Por que é necessário procurar por outro anticristo? No capítulo sétimo de Daniel o anticristo é forçosamente descrito como sendo uma ponta se levantando no tempo do quarto reino" Froom, Vol. 2 pag. 55.
Lutero (1483-1546): "Nós aqui temos a convicção de que o papado é o lugar do verdadeiro e real anticristo...pessoalmente declaro que devo ao papa nada mais que uma obediência ao anticristo." Idem, pag. 256. Em seu livro "No Cativeiro Babilônico da Igreja", ele disse do papado: "nada mais que o reino de Babilônia e do verdadeiro anticristo." Em 1540 escreveu: "Oh, Cristo, meu Senhor, olhe para nós e traga sobre nós teu dia de juízo e destrua a ninhada de satanás em Roma."
Melanchthon (1497-1560): "...é mais manifesto e, na verdade, sem qualquer dúvida, que o pontífice romano com toda sua ordem e reino é o verdadeiro anticristo."

3. Por que os dispensacionalistas acreditam que a 70ª semana está separada da 69ª e que esta se cumprirá no fim dos tempos?
Conforme exposto na lição anterior, a idéia da vinda de Jesus em duas fases, não era conhecida antes do início do século 19. Teólogos da época concluíram que o período entre as duas fases era de sete anos e que a profecia de Daniel 9:24-27 fornecia subsídios para sustentação da doutrina.

4. Que eventos estão previstos para os sete anos?
De acordo com o dispensacionalista N. Lawrence Olson, após o rapto da Igreja, o governador do mundo, o anticristo, fará um acordo com o povo judeu, mas no meio da semana, ou seja, após três anos e meio romperá o pacto que permitiu o restabelecimento da religião judaica e a reconstrução do templo no lugar onde está a Mesquita de Omar. Colocará no Santo dos Santos a abominação desoladora (Dan. 9:27; Mat. 24:15), que pode ser sua própria imagem e exigirá adoração (Apoc. 13:15). Assim, esta segunda metade da semana, de 1260 dias literais, será a Grande Tribulação e afetará o povo judeu. Identifica o filho varão da mulher do cap. 12 de Apocalipse como sendo o remanescente fiel de Israel, os 144 mil. No fim dos sete anos e da Grande Tribulação, as nações, aliadas ao anticristo, se reunirão contra Jerusalém e aí então serão derrotados por Cristo, em Sua vinda com os santos. (O Plano Divino através dos Séculos, pág 125-129).

5. Qual é a verdade sobre as setenta semanas? Pode a última semana profética ser desmembrada das outras sessenta e nove?
Daniel falou de um período de setenta semanas que determinariam a vinda do Messias. Este tempo mede 490 anos; teria início do ano 457 a.C. e não poderia ser aumentado. São 70 semanas seqüenciais; ininterruptas. Abrir um parêntesis entre a 69ª e a 70ª é uma manipulação da profecia para ajustá-la aos reclamos do dispensacionalismo. Se for permitida esta manobra, o que impede de colocar-se outro intervalo entre a 7ª e a 8ª semana? Seria correto dizer que de S. Paulo a Curitiba tem 50 quilômetros? Sim, se seguir o método futurista: Você roda 45 Kms e desliga o velocímetro e ao se aproximar de Curitiba, o liga de novo e aí totalizará os 50 kms. No esquema abaixo, as setenta semanas estão dispostas na maneira correta:

SETENTA SEMANAS OU 490 ANOS
7 semanas -> 62 semanas -> 1 semana
49 anos -> 434 anos -> 7 anos

Restauração de Jerusalém 1 dia profético = 1 ano (Ezeq. 4:6; Núm. 14:34)
Morte do Messias e do templo (Esdras 1:1-5; 4:12; :12-16) = 3,5 anos

anos 457 AC -> 408 AC -> 27 DC -> 31 DC -> 34 DC