Escolha uma cor para o fundo:  

Autonomia não pode fazer-nos desunidos

O princípio da Igreja de Deus, o mais importante é sem dúvida o que trata da "autonomia da Igreja".
Precisamos entender esta maravilhosa benção deixada pelo nosso Salvador num conceito dos fundamentos Apostólicos e proféticos.(Efésios 2:20) - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

Cremos nas verdades doutrinárias acerca de nossa fé que recebemos.(Judas 1:3) - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.

A Igreja é o Corpo de Cristo. (Efésios 1:21) - Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; (Efésios 3:10) - Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, (Efésios 1:22) - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, (Efésios 1:23) - Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. .

Jesus é o fundador e cabeça da Igreja.(Mateus 16:18) - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E sempre presente e guardador da mesma.(Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos Amém. .

Jesus é a cabeça da Igreja e por isso sua maior autoridade.(Efésios 5:23) - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

A materialização desta autoridade se dá através dos seus membros.(Efésios 5:29) - Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; (Efésios 5:30) - Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

(Atos 14:23) - E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao SENHOR em quem haviam crido.

(Hebreus 12:23) - À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

A Igreja é a maior autoridade no que se diz respeito a salvação. (Mateus 18:15-18) - Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; (16) - Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. (17) - E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. (18) - Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.(Mateus 16:19) - E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Esta Igreja tem uma missão eterna numa característica local. (Romanos 16:5,16) - Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo.(16) - Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.

(I Corintios 1:2) - À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

(Colossenses 4:15) - Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. ;

(I Tessalonicenses 1:1) - PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. ;

(Apocalipse 1:11) - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

Neste contexto entendemos que a Igreja é maior em autoridade que qualquer outra instituição terrena e isso incluem o próprio Concilio. Igualmente, devemos refletir sobre a autoridade de Jesus e sua submissão, sem esquecer que Ele é, em si mesmo, o protótipo comportamental do seu corpo, a Igreja, e "aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou" . (I João 2:6) - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

Podemos então concluir que a Igreja é autônoma em questões de autoridade bíblica e espiritual, num nível local, pois se assim não fosse uma determinada igreja teria autoridade sobre outra de diferente localidade. Talvez seja interessante pensar brevemente sobre o que seria essa localidade.

Alguns grupos pensam que essa localidade seria o município, estado ou país, para eles é como se as lei humanas de emancipação ou independência política definissem a "área de autoridade" da Igreja. Entendemos diferente. Cremos que a localidade é a comunidade na qual a Igreja está inserida, daí a expressão: "igreja em" tal lugar... ((Apocalipse 1:4) - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; ;

(Apocalipse 2:1) - ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

(Apocalipse 2:8) - E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: , etc.)

Sendo a autoridade da igreja relativa à Palavra aplicada a localidade a qual ela ministra (Mt 18.15-18), pode inferir que esta igreja local terá uma autoridade local para gerenciar suas atribuições e administrações relativas àqueles sob sua autoridade a partir de sua localidade, aos seus integrantes, não podendo uma igreja exercer uma autoridade preponderante sobre outra.

Acontece que não podemos esquecer que a igreja é a manifestação corpórea de Jesus e é por Ele comandada posto que o mesmo seja a Cabeça do Corpo (Efésios 5:23) - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5:24) - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Neste sentido estranhamos por demais o comportamento de determinadas igrejas que se dizem Igreja de Deus quando estas afirmam: ninguém manda em mim, só Jesus; não tenho que dar satisfação a ninguém só a Deus; não dependo de ninguém, etc. Tal comportamento lembra os Coríntios quando diziam: "eu" sou "de Cristo", como quem diz: não aceito autoridade nem de Paulo, nem de Cefas, nem de Apolo (I Corintios 1:10) - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. (I Corintios 1:11) - Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. (I Corintios 1:12) - Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. (I Corintios 1:13) - Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?

Estas igrejas se isolam, não querem ser exortadas, não querem compartilhar, nem se relacionar cooperativamente e chegam a ser independente de tal maneira que mudam até os pontos relacionados a fé, como também em sua doutrina de modas e costumes. Isso pode garantir, é bem diferente da postura de Jesus.

Ainda tem alguém que diz por que somos autônomos? Porque são rebeldes, e deveriam dizer com tom diferente, porque somos isolados? Há igrejas que sempre estão a perguntar: o que é que eu ganho cooperando com a OGID? O que é que a OGID me dá? Pergunta-se, por outro lado: Onde está Jesus nesta questão? Será que é esta a pergunta que o Messias faria? Será que é este o sentimento que houve também em Cristo Jesus? Que seus seguidores fossem desunido? (João 17:11) - E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.(João 17:21) - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

1. A verdadeira igreja de Deus não é independente, eles são interdependentes, pois o Senhor da Igreja opera em favor "das Igrejas" e não em favor de uma em detrimento da outra. (Apocalipse 22:16) - Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

Não é possível ser Igreja de Deus sem ser unidos de maneira que podemos cooperar um com o outro. (I Corintios 3:9) - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. ; (II Corintios 8:23) - Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo. ; (Filipenses 1:3) - Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, (Filipenses 1:4) - Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, (Filipenses 1:5) - Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. (Filipenses 1:6) - Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; ; (Filipenses 2:5) - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, .

2. A verdadeira igreja de Deus não são tratante em seus compromissos de doutrina e sociais. A autonomia de uma igreja não lhe dá o direito de comprar no comércio e não pagar, sonegar as obrigações legais, ou mesmo dizer que irá contribuir com todos os Planos e simplesmente não fazê-lo. O próprio Senhor chegou a pagar até impostos (Mateus 17:27) - Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. ; (Romanos 1:31) - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; .

3. A verdadeira igreja de Deus se submete umas às outras, na consciência de que fazem parte de um corpo maior e não só o seu corpo congregacional local apenas (Mateus 28:18) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. (Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. ; (Atos 1:8) - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. ;(Romanos 15:5) - Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. ;(I Pedro 5:5) - Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. ;(Filipenses 2:1) - PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, (Filipenses 2:2) - Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. (Filipenses 2:3) - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Filipenses 2:4) - Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. (Filipenses 2:5) - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (Filipenses 2:6) - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, (Filipenses 2:7) - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; .

A verdadeira igreja de Deus trabalham juntas no desafio missionário sabendo que não é uma igreja que irá ganhar o mundo para o Reino de Jesus, mas todas trabalhando cooperativamente para isso (Mateus 24:14) - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Sabemos que as igrejas de Deus pensam e sentem cooperativamente, embora os seus pastores nem sempre o façam. Mas, se há algum consolo, saibamos que o apóstolo João enfrentou o mesmo problema: III João 1:9-11 "Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja. Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus."

A luz do que aqui foi exposto cabe-nos perguntar: A autonomia da Igreja lhe credencia a deixar de cooperar com o Plano Cooperativo em seu Estado? Admitimos que uma Igreja atrase as contribuições por alguma razão específica, não admitimos, entretanto, como um comportamento adequado ao Corpo de Cristo assumir um compromisso e depois não cumprir, sem sequer comunicar a OGID que não mais cooperará. Embora que este segundo caso não é admissível para ninguém menos ainda para pessoas ungida de Deus, pois nossa atitude deve ser. (Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Vale lembrar que igreja de localidade nenhuma pode deixar de enviar sua contribuição para a OGID porque são feitos compromissos e como Igreja de Deus estes compromissos devem ser efetuados e só será com a ajuda das igrejas afiliadas se algumas igrejas atrasem o envio da contribuição estará prejudicando a próprio bom andamento da mesma. (que dependem daquela contribuição) Já pensou os irmãos se temos missionários, e como devemos ter e estes. Ficarem sem receber e a OGID têm que lhes enviar sob pena de sérios problemas e penúrias para a família dos missionários. Assim, propomos um repensar na integração das diversas congregações considerando os pontos a seguir, entendendo que a OGID é o somatório de todas as estruturas integradas nas igrejas de Deus:

1. Todas as Igrejas de Deus que são afiliadas a OGID terão sua autonomia respeitada e serão defendidas pela mesma de qualquer interferência que tente ferir esta autonomia;

2. Serão respeitadas as decisões estatutárias da Igreja e suas resoluções de caráter, administrativo.

3. Fará se afiliada a OGID a Igreja de Deus que quiser, já que todas são autônomas, cabendo a OGID checar as suas características se seus pontos de fé são unânimes ou não.

4. A Igreja que quiser fazer-se afiliada deverá cumprir o compromisso assumido de contribuir com o (10% de suas entradas regulares) para que a OGID possa cumprir os compromissos, assumido por sua Assembléia ou Conselho de: cooperação nacional, sustentar missionários, fazer convênios de ajuda a igrejas, fortalecer os seminários e desenvolver outros projetos especiais;

5. Se alguma Igreja deixar, deliberadamente, de contribuir obviamente deixará de fazer-se afiliada, ou seja, deixa de fazer parte da OGID

6. A igreja que estiverem passando por uma situação difícil e por isso comunicarem o atraso de algum ou alguns meses de contribuição permanecerão como integrantes.

Sabemos que "o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor" (Provérbios 16:1) - DO homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.

E que as propostas apresentadas não respondem a todos os anseios da Igreja de Deus por isso estamos abertos a qualquer questionamento. A Segunda é que o mesmo Jesus que disse: (Mateus 20:26) - Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; (Mateus 20:27) - E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; (Mateus 20:28) - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. ;

Foi o mesmo Jesus que levou o apóstolo Paulo a dizer: (Gálatas 5:13) - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.



Para mais informações:
benepocas@msn.com
Ou ligue para Min. Benedito Poças
Telef: (0XX)68.3222-7636

Voltar