Lição 36 - Existem Profetas Líderes em Nossos Dias?
Texto Básico: II Reis 2:1-15 // Verso Áureo: Lucas 16:16

“Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” (Heb. 7:12). Com a reedificação do tabernáculo de Davi ou reorganização da Comunidade de Israel, sob o nome de Igreja, mudanças radicais se observaram na ritualística do culto e na forma de administração da Obra de Deus. Somente aos sacerdotes competia o trabalho de mediação e o ritual. O caminho a Deus era indireto e se esbarrava no véu. A ministração da Palavra era de exclusividade dos profetas. A estes se dirigiam as pessoas para conhecer a vontade de Deus. Segundo estudiosos 1, duas pedras denominadas Urim e Tumim, partes de um peitoral da estola sacerdotal do sumo sacerdote (Êxodo 28:30), eram usadas para ditar sortes ou responder sim ou não (Núm. 27:21; I Sam 28:6), todavia a forma mais clara de uma resposta divina era pela palavra dos profetas.

1. Como agiam os homens e líderes de Israel, quando queriam conhecer a vontade de Deus em algum assunto?
Procuravam um profeta: (Êx. 18:13-16; Lev. 24:12; Núm. 15:32-35; II Reis 3:11).

2. Quem deveria ser o porta-voz de Moisés?
A Arão coube a tarefa de profeta ou porta-voz e Moisés, sob direção divina, agiria como Deus, decidindo o que fazer (Êxodo 7:1,2; 4:16).

3. Utilizava-se Deus de vários profetas ao mesmo tempo?
Em cada época Deus Se utilizou de um profeta. Vejamos uma relação deles 2:

Profetas que não escreveram
a) Reino Unido: Natã, Gade, Aías, o silonita.
b) Judá: Semaías, Azarías, Hanani, Jeú, Jaaziel,
Eliezer, Elias, Zacarias, Hulda, Urias,
c) Em Israel: Aías (o silonita), Jeú (filho de
Hanani), Elias, Micaías, Eliseu
Profetas que deixaram escritos
Joel, Jonas, Amós, Oséias, Isaías, Miquéias,
Naum, Sofonias, Jeremias, Habacuque, Daniel,
Obadias, Ageu, Zacarias e Malaquias

4. Como Deus passou a falar com Seu povo nos dias do escritor de Hebreus?
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” (Heb. 1:1)

5. Continuou Deus a levantar um profeta por cada era, dentro da nova aliança? A que competia desde então o ministério da Palavra?
No Novo Pacto o ministério da Palavra passou a ser exercido pelos apóstolos, todavia, todos os membros da Igreja anunciavam a Jesus: “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da Palavra.” (Atos 6:4; 11:19,20; 8:4). Ministram ainda os ofícios e rituais, os consagrados, portadores de dons ministeriais (I Cor. 12:28,29; Efés. 4:11,12).“E na Igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Niger, e Lúcio cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.” (Atos 13:1). “E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo...” (Atos 27,28). ver também Atos 15:32e 21:8-10. Como se vê, havia inúmeros profetas numa mesma época e sua função era de auxiliares do ministério. Não houve mais profetas líderes, porta-vozes exclusivos, na era da Igreja. Os que figuram no N.T., agiam diferentemente dos antigos e não eram superiores aos apóstolos. Aí justifica a Palavra registrada por Lucas, que os profetas duraram até João. João Batista foi o último do sistema levítico.

6. Como explicar o mencionado por Joel e Pedro, quanto aos filhos e filhas profetizarem (Atos 2:16-18; Joel 2:28,29)?
Diferentemente da Antiga Aliança, onde o Espírito Santo somente atuava de modo geral nos profetas e as mulheres, com raras exceções, quase não exerciam nenhuma participação no culto, no Novo Pacto o dom foi concedido indiferentemente do sexo. Encontramos, a partir do Pentecostes, as varoas profetizando (Atos 21:8,9; I Cor. 11:5). Todos podiam livremente transmitir e testemunhar da Palavra do Senhor. Ao receber o batismo de águas em nome do Senhor Jesus, os crentes recebiam pela imposição de mãos dos apóstolos, o dom do Espírito Santo. Doravante, ao exporem a Palavra do Senhor, os membros da Igreja estão profetizando.

7. E os dons mencionados por Paulo, considerando maior o de profecia?
O dom de profecia é considerado o maior, porque edifica a Igreja. Não se pode, todavia, considerar os que profetizam esporadicamente e somente nas reuniões, como tendo o ofício de profeta. Os que tem o ofício de profeta, como Ágabo, profetizam em qualquer lugar e situação e não somente nas reuniões da Igreja. Um profeta sempre coloca antes de sua fala, o “Assim diz o Senhor”; trabalha em sintonia plena com o Ministério e nunca vaticina coisas falsas ou tenta, por si próprio, mexer com a estrutura administrativa/doutrinária da Igreja. Se tiver que ser mudado o rumo de alguma coisa nas Igrejas, haverá um estreito relacionamento entre os profetas e o ministério e Deus primeiramente informará ao que tem a responsabilidade maior e o poder de exortar e implementar mudanças, ou seja, ao Ministério. Os profetas serão responsáveis pelo que falarem e poderão ser disciplinados se envolverem em falsas profecias ou fraudes, como, por exemplo, falarem como se fosse o Senhor, de coisas de que foram particularmente informados. Concluímos que ficam sem o menor embasamento bíblico, os profetas modernos que se levantaram e se levantam como líderes de organizações religiosas.