Escolha uma cor para o fundo:  


LIÇÃO 12 - O ESTADO DO HOMEM APÓS A MORTE
Texto Básico: I Coríntios 15:9-24 // Verso Áureo: Salmo 8:4

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
O homem é mortal e isto foi resultado de sua livre escolha. Infelizmente, a mentira diabólica do Éden segue arregimentando adeptos até nossos dias. Ardorosos religiosos protestantes, concordes com o paganismo grego, espiritismo, catolicismo e religiões místicas advogam a imortalidade da alma ao ensinar a recompensa imediata após a morte e ao dizer que o homem segue vivendo num mundo espiritual. Se esquecem que, se o homem é mesmo imortal, já não necessita de Cristo para ter vida eterna. Tornam obsoleta e desnecessária a ressurreição, pois quem já está no gozo da salvação, que necessidade tem de um corpo?

QUESTIONÁRIO
1. Por que Deus colocou anjos guardando de nossos pais, o caminho da árvore da vida (Gên. 3:22-24)?
O primeiro casal havia sido advertido que, se comesse da árvore proibida, morreria (Gên. 2:17). O maligno, no entanto, disse o contrário: "Certamente não morrereis." (Gên. 3:4). Deus, conhecedor de todas as coisas, para evitar que o homem pecador se tornasse imortal, colocou um querubim para lhe impedir o acesso à árvore da vida (Gên. 3:22-24). Isto prova que mesmo antes de pecar, a imortalidade do homem era condicional à sua obediência. Prova que todos somos mortais!

2. O homem tem alma ou é uma alma? E o espírito do homem? Que semelhança há entre a origem e o fim do ser humano?
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego de vida, e o homem foi feito alma vivente". (Gên. 2:7). Alma vivente ou ser vivente, portanto, é a união de duas partes: fôlego de vida + corpo. Deixando de lado outras conotações, que analisaremos posteriormente, alma é um ser, uma pessoa e nada mais. O espírito, no caso do homem, nada mais é que o fôlego de vida vindo de Deus. Exemplifiquemos melhor usando de uma lâmpada elétrica: Ao colocarmos nesta a energia, ela acende e se torna uma luz. A lâmpada apagada seria o corpo, morto, inerte. A energia, o espírito ou fôlego; a luz seria a alma vivente, ser vivente.. O homem era pó e pó voltará a ser, ao sair-lhe o fôlego de vida (Gên. 2:7; Ecl. 12:7).

3. Que outros detalhes temos sobre o espírito ou fôlego de vida? E os animais, possuem igualmente espíritos? Mortos os seres viventes, onde vão seus espíritos?
Espírito dos seres viventes, homens ou animais, é o fôlego de vida. Uma vez mortos, seus espíritos (fôlego, sopro de vida) retornam para a fonte: Deus (Gên. 7:21,22; Jó 27:3; Salmo 104:29; Ecl. 3:19-21; 12:7). Tal espírito, portanto, não representa nenhuma personalidade, mas tão somente uma força vital. Esta é a razão de necessitarmos da ressurreição de um corpo (Mat. 27:52). Sem o espírito, o corpo está morto (Tiago 2:26). O espírito é apenas uma energia. Lembremo-nos do exemplo da lâmpada: sem a energia está morta. Só a energia também não há luz. O desenvolvimento intelectual do homem está ligado ao seu crescimento físico. Depende do corpo!

4. Pode a Palavra de Deus nos provar que alma é um ser vivente? Neste caso, os animais também seriam almas?
Sim, como já provamos, não temos uma alma, somos almas. Também os animais o são (Gên. 46:15,18,27; Lev. 17:12; Atos 2:41,43; 3:23; 7:14; 27:37) No caso, sendo almas, somos mortais (Lev. 23:29,30; Ezeq. 18:4; Josué 11:11; Tiago 5:20) os animais também são considerados almas viventes (Gên. 1:30; Apoc. 16:3)
Outras conotações bíblicas para espírito e alma:
Alma como vida: Lev. 17:11, 14; Gên. 9:4,5; Heb. 10:39; Atos 20:10, etc.
Alma como coração: Gên. 34:3; I Sam. 20:17; I Reis 11:37; Ecl. 6:2; Marc. 14:34.
Espírito com diversas conotações:
"E repousará sobre ele o espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor." (Isaías 11:2)
Salmo 51:10: Espírito (Caráter) Luc. 1:17: Espírito (semelhança) I Cor. 4:21; Gál. 6:1: Espírito (atitude).
Fil. 1:27: Espírito (pensamento) Lucas 1:80: Espírito (conhecimento) Mat. 5:3: Espírito (Humildade)
Disposição mental: Marcos 14:38; Prov. 25:28; Gên. 41:7,8 Como vida: Apoc. 13:15
Espírito como ânimo: Gên. 45:27;Jó 17:1; Salmo 143:7; Juízes 15:19:
Poder de Deus - O Espírito Santo: Atos 4:31; Salmo 104:30; II Ped. 1:21; Atos 28:25; Rom. 8:11

Não se pode deixar de considerar estas outras conotações de alma e espírito num estudo como este. No tema em questão, nos interessa entender o que é alma e espírito no homem e isto ficou bem claro: Alma é uma pessoa ou um ser vivente; o espírito no corpo. O espírito do homem e dos animais vem de Deus e é o fôlego, sopro de vida ou energia vital. Espírito não é, portanto, um ser ou entidade que viva noutra dimensão!
Corpo (pó) + espírito (fôlego de vida) = Alma vivente (pessoa ou animal vivente)
Alma vivente - espírito (fôlego de vida) = Alma morta (pessoa ou ser morto)